Santa Catarina: estado de ouro do mercado imobiliário brasileiro

Santa Catarina: estado de ouro do mercado imobiliário brasileiro

19/04/2024
Notícias

O ano de 2023 terminou com uma valorização imobiliária acumulada média de 5,13% no país. Todas as 50 cidades monitoradas no levantamento divulgado pelo índice FipeZap registraram altas ao longo do ano. O que fez com que Santa Catarina se tornasse a grande aposta do mercado imobiliário brasileiro.

O estado tem as cidades mais valorizadas, com valor do metro quadrado mais alto, com o preço médio de venda acima do padrão nacional e com o dobro da valorização média do país. Sete cidades catarinenses configuram nessa lista: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville e São José.

A capital do estado teve o preço do metro quadrado com maior aumento entre janeiro e dezembro de 2023 considerando as cinco capitais das regiões Sul e Sudeste. Já entre os municípios pesquisados, São José teve registro de 18% no preço dos imóveis.

Uma valorização que fez o Júlio César Pacheco empreender na cidade. “A gente tem um brechó solidário em Florianópolis e desde o final do ano passado vem procurando um ponto, também, em São José e acabamos achando uma sala na região da Leoberto Leal e estamos começando o nosso trabalho aqui”, explica Júlio.

Depois de um tempo de pesquisa, com a ajuda da imobiliária, Júlio encontrou uma sala para alugar no bairro Barreiros. Com as chaves em mãos abriu as portas do brechó do Floripa do Bem e está otimista com a conquista.

Ele explica, ainda, que o processo de locação da sala foi rápido e sem dores de cabeça.  “Foi muito fácil localizar o imóvel com a imobiliária e fazer essa negociação até para baixar um pouco do valor e junto com a questão digital foi muito fácil fazer o cadastro, cadastrar a entidade, e fazer todo processo para que tivesse a aprovação”, ressalta o presidente do Floripa do Bem.

 

 

A procura por locais comerciais para alugar está voltando a acontecer com mais intensidade nos últimos meses. Mauricio Franz, gerente comercial da Ibagy Imóveis, explica que a queda foi grande pela procura no setor comercial durante a pandemia, mas aos poucos a retomada está acontecendo.

“A gente tem uma expectativa boa para este ano, já deu uma melhorada, pois tivemos instabilidade política e reflexos externos que, às vezes, refletem na economia. Agora qual é a tendência? A taxa de juros começar a baixar, o mercado financeiro está em queda e vai forçar que as empresas voltem a investir novamente abrindo filial ou um negócio novo, coisa que estava realmente prejudicado nesses últimos dois ou três anos”, analisa Mauricio.

Apartamentos menores. Condomínios completos

Já no setor residencial são imóveis com até 30m² os mais procurados. Os chamados studios contabilizaram um crescimento de 23% em Florianópolis. Sendo que as construtoras têm apostado em condomínios cada vez mais completos. Para o gerente da Ibagy Imóveis, essa deve ser uma tendência que deve ser cada vez maior nos próximos anos.

“As construtoras estão diminuindo as áreas internas dos imóveis e melhorando as áreas comuns com academias, cinemas, salas de estudo, pet… todos os condomínios estão oferecendo isso. Então, as pessoas estão morando bem, mas em imóveis menores e que eu acredito que por muitos anos vamos ter mais evidenciada essa questão. Muitas pessoas vão viver sozinhas, quando muito em casal”, explica Mauricio.

Seguindo a mesma tendência do ano passado, em 2024 o preço do aluguel em Florianópolis aumentou 1%, configurando em terceiro lugar entres as capitais do país. Momento bom para os proprietários de imóveis que têm apostado no aluguel, já que os índices mostram que a rentabilidade anual média tem sido de 6,30% em São José e 5,61% em Florianópolis.

Maurício Franz confirma, ainda, que os imóveis na região da Grande Florianópolis devem valorizar mais já que há poucas opções de terrenos para construção o que fará com que os empreendimentos já construídos sejam altamente valorizados. “Dificilmente se perde investindo em imóvel, se comprar terreno ele vai valorizar, se comprar apartamento ele vai valorizar muito acima da inflação. Florianópolis e a região da Grande Florianópolis já cresceram e têm potencial para crescer ainda muito tempo”, conclui o gerente comercial da Ibagy Imóveis.

 

Fonte: ndmais